dez competencias para o ensino
Débora Rodrigues dos Santos n. 19 Turma -1 Trabalho Mensal - Outubro de 2014. Disciplina: Didática para o ensino médio, técnico e superior.
Dez novas competências para ensinar - Philippe Perrenoud
Introdução
O autor ressalta nesta obra, a discussão a respeito das competências para ensinar, usando como base um manual genebrino de (1996), assumindo a responsabilidade da leitura desse manual, buscando exemplificar de maneira prática a que se refere cada competência. O exemplo que cita:
- Praticar um pedagogia frontal, fazer regularmente provas escritas e alertar os alunos com dificuldades, anunciando uma provável reprovação, se não recuperarem: eis uma maneira bastante clássica de “administrar a progressão das aprendizagens".
-Praticar uma avaliação formativa, um apoio integrado e outras formas de diferenciação para evitar que as distâncias aumentem, é uma outra forma inovadora.
1- DEZ DOMÍNIOS DE COMPETÊNCIAS RECONHECIDAS COMO PRIORITÁRIAS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES.
1-1 ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem. Trabalhar a partir das representações dos alunos. Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem. Envolver os alunos em atividades d pesquisa, em projetos de conhecimentos. Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.
1-2 ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos de ensino. Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem. Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagens, de acordo com uma abordagem formativa. Fazer balanços periódicos de