Relatorio de estagio
GAF = Variação % do Lucro Líquido / Variação % do Lajir
A alavancagem financeira é demonstrada justamente pelo reflexo dos capitais de terceiros nas vendas líquidas, em relação ao lucro líquido após a diminuição do reflexo das despesas financeiras provocadas por estes mesmos capitais de terceiros.
Ponto de Equilíbrio faz parte do estudo da relação: custo x volume x lucro, e mostra a quantidade de produtos que deve ser produzida (e vendida) para propiciar o resultado desejado pelos investidores.
O equilíbrio, demonstrado pela quantidade de produtos, se faz através do lucro zero, ou do lucro desejado. Ou seja, preciso produzir 1.000 unidades de produto para pagar todos os meus custos e despesas fixas e nada ganhar. Neste caso estamos diante do lucro zero. A partir da 1.001ª. unidade inicia-se o processo de obtenção de resultado positivo aos investidores. O ponto de equilíbrio se faz, então, na 1000ª. unidade. Para chegarmos ao ponto de equilíbrio, temos de passar pela Margem de Contribuição, que é uma medida indicativa de resultado, proveniente da seguinte informação:
Margem de Contribuição = Vendas Líquidas (-) Custos e Despesas Variáveis
Observamos pela fórmula da margem de contribuição que esta preocupa-se apenas com os gastos variáveis da empresa. Assim é uma interpretação de resultado diferente daquelas que observamos na demonstração do resultado, mas é uma forma importante de se interpretar a “contribuição” de cada produto ao resultado final. Assim, para chegarmos ao ponto de equilíbrio, temos de segregar todos os gastos (custos ou despesas) em fixos e variáveis.
Para chegarmos ao ponto de equilíbrio, temos duas hipóteses: o ponto de equilíbrio contábil que representa o lucro zero, e o ponto de equilíbrio econômico que