relatorio de estagio
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A capacidade da criança de ter confiança em si próprio e sentirem-se aceita, ouvida, cuidada e amada oferecem segurança para a formação pessoal e social. A possibilidade de desde muito cedo efetuar escolhas e assumir pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da autonomia, essencial para que a criança se sinta feliz e realizada.
O estimulo da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. No cotidiano se estreitam laços afetivos que uma criança pode estabelecer com as outras e com os adultos, mostrando a necessidade do outro e valorizando sua importância que contribui para o enriquecimento de si próprios, pois propiciam o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens sócio-culturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativa.
A creche vem se constituindo como um espaço de educação coletiva no mundo contemporâneo, cuja relevância não é possível ignorar a investigação sobre o caráter educacional pedagógico da creche, a partir da rotina é uma necessidade que se coloca neste momento em que buscamos resignificar o seu papel social e construir sua identidade pela valorização dos tempos da criança, pelo resgate de seus direitos, das suas competências e dos saberes que lhe são próprios.
O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado no PROINFANCIA.
A sala é bastante colorida, com uma decoração atrativa, muitos cartazes,enfeites confeccionados pela docente,alguns trabalhos expostos que foram feitos pelos alunos.É possível perceber que em cada trabalho há individualidade de cada um dos alunos.
Na sala há alfabeto colorido fixado na parede,há também