Relatorio de estagio
O Assistente Social na Área Jurídica exercer a Perícia Social, pois através da mesma, se dá o direcionamento de seu processo de avaliação, tendo como eixo central a Questão Social, com o objeto de trabalho articulado com seu Projeto Ético-Político. A intervenção dos assistentes sociais no âmbito do judiciário está voltada para questões e conflitos familiares de ordem privada onde invadem o campo jurídico, ou seja, os sujeitos deixam nas mãos dos profissionais do judiciário a resolução de problemas de ordem privada.
O Serviço Social no contexto jurídico configura-se como uma área de trabalho especializado, que atua com as manifestações da questão social, em sua divisão com o Direito e a justiça na sociedade. O trabalho social pode contribuir em diferentes áreas do Direito, como por exemplo: Direito de Família, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito Previdenciário, etc., apoiando as decisões e os procedimentos jurídicos em situações nas quais o conhecimento do Serviço Social seja necessário.
Através do estagio supervisionado de Serviço Social no Núcleo de Pratica Jurídico – NPJ surgiu um questionamento sobre o papel do Serviço Social na instituição, pois á uma necessidade de interação entre a equipe de advogados e a coordenação da instituição em relação ao atendimento a comunidade.
Sendo que o primeiro passo para um bom atendimento seria que o usuário fosse encaminhado para o Serviço Social, para a Assistente Social dar um parecer social e o usuário ser orientado para o próprio Núcleo de Pratica Jurídica ou para outras instituições, entre elas, Programas e Serviços que atendem a população através de Assistência Jurídica Integral e Gratuita.
Há uma grande necessidade de entrosamento, pois as estagiarias de Serviço Social ficam inertes, devido à falta de demandantes no Serviço Social. Devido esta dificuldade, necessita-se de um planejamento e principalmente de um treinamento para os profissionais que fazem