analise de cations
Laboratório de Química Analítica
Analise de Catiôns
PARTE 1: REAÇÕES POR VIA ÚMIDA
Introdução
A importância da análise de cátions se deve à identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma determinada substância.
Ao ser encontrado um problema durante tal análise, a resolução destes está no domínio da Análise Química Qualitativa.
Os métodos descritos para análise de cátions são sistemáticos.
Os cátions podem ser separados em cinco grupos, sendo que cada um destes grupos pode ser caracterizado tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes (reagente de grupo), que por sua vez são capazes de precipitar completamente todos os cátions do grupo em questão.
Os reagentes usados para classificação de cátions mais comuns são o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitado. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.
Objetivos
O propósito desta aula nada mais é que a caracterização de cátions dos diversos grupos, em solução, através de reagentes químicos apropriados. Além da identificação de dados qualitativos (alteração de cor, estado físico, emanação de gases, formação de precipitado) a fim de verificar a ocorrência de transformações químicas ou não, nas substâncias utilizadas.
Parte Experimental
• Materiais 1. Bastão de vidro
2. Suporte para tubos de ensaio
3. Tubos de ensaio
4. Garrafa lavadeira
5. Conta gotas
6. Fósforo
7. Bico de Bunsen
• Reagentes
1. 0,25 mol/L de Pb(NO3)2 2. 0,1 mol/L de AgNO3
3. 1 mol/L de HCl
4. 1 mol/L de NH3
5. 1 mol/L de NaOH
6. 0,1 mol/L de KI
7. 0,1 mol/L de K2CrO4
8. 0,25 mol/L de CdSO4
9. 0,25 mol/L de CuSO4
10. 0,025 mol/L de K4[Fe(CN)6]
11. 0,5 mol/L de FeCl3
12.