Relatorio de ensaio de tração em polimero
1. Introdução 2
2. Objetivos 2
3. Metodologia 3
3.1. Preparação do Corpo de Prova 3
3.2. Método de Ensaio 3
3.3. Propriedades a serem obtidas no ensaio de tração 5
4. Avaliação dos Resultados 6
5. Conclusão 10
6. Pós-textuais 10
7. Referências Bibliográficas 10
8. Anexo 11
1. Introdução
Diante da necessidade do homem de buscar explicações para muitas das questões técnicas que este enfrentava ao logo do seu crescimento, foram criadas maquinas e operações de testes, dentre eles o teste de tração.
Neste relatório, serão apresentados discussões e resultados apresentados em um teste de tração realizado com objetivos acadêmicos.
A partir de um fio de aço foi confeccionado o corpo de prova, como será descrito com mais detalhes adiante. Foi realizado em seguida o ensaio de tração, segundo a norma ABNT/CB-04, esse ensaio plotará um gráfico de tensão-deformação que junto com cálculos matemáticos determinará as seguintes propriedades do material: módulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de resistência mecânica, limite de ruptura, módulo de tenacidade, módulo de resiliência, alongamento total, estricção e determinação dos coeficientes da curva verdadeira.
Para que os valores obtidos no ensaio possam ser utilizados de forma comparativa, é necessária a utilização de uma norma que caracteriza as dimensões do corpo de prova e equipamentos utilizados.
2. Objetivos
O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência de um determinado material e a analise do seu comportamento quando submetido à tração. Esse estudo complementa a analise exigida em grande parte das empresas metal-metalúrgica, assim como a qualificação de um material perante exigência de empresas e projetos.
Com os dados coletados na curva é possível fazer uma análise preliminar da adequação do material a um projeto, determinando entre outras coisas qual o grau de deformação dado certo esforço estrutural a resistência e a tensão de ruptura do dispositivo