Polímeros
Caracterização de Polímeros e Misturas
Caracterização de Polímeros e Misturas
Introdução
Este relatório tem como principal objectivo o estudo das propriedades térmicas e mecânicas de materiais poliméricos, nomeadamente o Policarbonato (PC), o Acrilonitrilo Butadiedo Estireno (ABS) e a mistura destes polímeros (PC/ABS). Neste estudo realizamos ensaios de Calorimetria Diferencial de Varrimento (DSC), ensaios de Impacto Izod e ensaios de Tração Uniaxial, com o objectivo de conhecer as características destes materiais e assim perceber as vantagens e desvantagens da utilização da mistura a nível industrial.
Ensaios
DSC
A calorimetria diferencial de varrimento, mais conhecida por DSC, é uma técnica de análise térmica utilizada na caracterização de sólidos e líquidos. O procedimento desta técnica é simples, primeiro é medida a massa da amostra que se quer estudar, geralmente esta massa está entre 5 e 10 mg, em seguida a amostra é colocada numa cápsula, cápsula essa de alumínio ou de um material cerâmico que funcionam de barreira às radiações. As cápsulas (uma com a amostra e a outra vazia) são colocadas no forno específico para o seu estudo, onde serão aquecidas ou arrefecidas, dependendo do estudo que se quer fazer; as variações no fluxo de calor (provocadas pelo forno) são monitorizadas por um computador que desenha o gráfico. O fluxo de calor que é fornecido às amostras é previamente definido consoante o material que é estudado. A atmosfera que envolve as amostras tem de ser inerte devido à possibilidade de reações de oxidação, por exemplo, ocorrerem.
A técnica em questão é geralmente utilizada no estudo do ponto de fusão cristalino, no grau de cura e na percentagem de aditivos de um polímero. Também se poderá estudar a percentagem de cristalinidade, a estabilidade oxidativa e misturas de polímeros. A temperatura de transição vítrea não é uma transição de fase de segunda ordem, tão