Ensaio de Tração
2.1 – Introdução
O ensaio de tração é muito utilizado para a obtenção de informações sobre a resistência de determinado material submetendo o corpo de prova a uma carga uniaxial crescente que tende a alongá-lo até a sua ruptura. O ensaio de tração permite conhecer como o material se comporta em relação aos esforços de tração, avaliando seu limite de tração e a carga que está sendo aplicada no momento que o corpo de prova se rompe (os corpos de prova podem ter diferentes formas e dimensões).
Com os dados das forças aplicadas e das deformações sofridas pelo corpo é feito o gráfico tensão-deformação através de meios computacionais, a partir do gráfico é obtida informações como limite de escoamento, limite de resistência mecânica, módulo de elasticidade e a tensão da ruptura. O ensaio de tração é amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos como teste para controle das especificações da entrada de matéria prima.
Com relação à forma e dimensões dos corpos de prova, velocidade de tensionamento e base de medida, estas são ditadas pela norma técnica correspondente da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Características do material usado no teste:
Segundo o site www.resinex.pt o acrílico (PMMA) é um polímero termoplástico extremamente transparente, podendo ser considerado alternativo ao vidro.
PMMA tem resistência a intempéries sob qualquer clima e resistência à abrasão comparável à do alumínio - http://www.indac.org.br
De acordo com Jennifer Rocha V. Fogaça – Graduada em química, o PMMA é um dos polímeros plásticos mais modernos e com maior qualidade do mercado, pois apresenta alta resistência a agentes atmosféricos, à radiação UV, ao ataque de produtos químicos, à tensão, ao impacto e ao risco.
2.2 – Materiais e métodos
A máquina usada para fazer o ensaio de tração é composta basicamente por uma célula de carga e um extensômetro que medem respectivamente as tensões e o alongamento, tendo ainda um