relatorio de energia mecanica
FÍSICA EXPERIMENTAL
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
Energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia cinética, relacionada ao movimento de um corpo, com a energia potencial, relacionada ao armazenamento podendo ser gravitacional ou elástica.
INTRODUÇÃO
O Princípio da Conservação da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída".Em um determinado sistema mecânico, em que formas de energia relacionadas a fenômenos eletromagnéticos ou térmicos não estão presentes, pode-se dizer que a energia total do sistema é puramente mecânica. Desse modo, o Princípio da Conservação da Energia implica a conservação da energia mecânica. Esta, por sua vez, é a soma das quantidades de energia cinética e diversas formas de energia potencial (gravitacional e elástica entre elas). Embora a energia mecânica seja sempre constante, a quantidade de cada uma de suas componentes pode sofrer variação de tal modo que a energia total permaneça constante.
ABORDAGEM TEÓRICA
Nos fenômenos estudados pela física clássica (macroscópicos), forças não conservativas estão sempre presentes, e a principal delas é a de atrito, a qual contribui para a redução da energia mecânica de um sistema, convertendo parte desta em calor (energia térmica). A deformação de um corpo também é um exemplo desse tipo de força.
A lei da conservação de energia afirma que “a energia total do sistema é constante. A energia pode ser convertida de uma forma em outra, pode ser transmitida de uma para outra região, mas não se pode criá-la ou destruí-la”.
De forma simplificada, mas suficiente para os propósitos do presente experimento, no qual não há reações químicas e o atrito é bastante reduzido, podemos escrever que a