Relatório de conservação de energia mecânica
Através dos conceitos adquiridos, provar a teoria da conservação de energia de uma partícula.
Introdução
Aceleração da gravidade e velocidade
Ao deixarmos cair objetos de diferentes massas, algumas vezes observamos que estes caem com velocidades diferentes, como por exemplo uma folha de papel e uma pedra. Essa diferença de velocidade dá-se apenas devido ao atrito do ar, que exerce esse efeito retardador em todo corpo, porém esse atrito exerce maior influência sobre alguns corpos, (nesse caso a folha de papel) e é desprezível para outros corpos mais pesados. Porém se considerarmos o movimento resultante apenas da aceleração da gravidade e desprezarmos o atrito do ar, os corpos cairão com velocidades iguais, e com a mesma aceleração.
Neste experimento iremos calcular a velocidade do objeto em queda livre e também sua aceleração utilizando duas equações, e depois comparar os resultados obtidos. Primeiramente utilizaremos a equação de Torricelli (Equação 1 e equação 3) a qual não leva em consideração o tempo de queda do objeto, e sim apenas a aceleração da gravidade.
Para o outro calculo utilizaremos a equação 2 e a equação 4, a qual depende do tempo de queda do objeto.
V²=V0 ² + 2.a.∆h (1)
V= V0 + g . t (2)
a= V² - V0 ² (3) 2.∆h
a = V - V0 (4) t
Energias
Quando um objeto cai em queda livre, de uma altura h, partindo do repouso, sua energia potencial depende da massa do corpo, da altura até o ponto que consideramos como final (h), e da aceleração da gravidade, como mostra a equação 6. A energia potencial quando o corpo se movimenta, vai diminuindo, e essa aparecerá em outras formas de energia, como energia cinética, ruído, calor, etc. A energia cinética depende exclusivamente da massa do corpo em queda e de sua velocidade, como