Relatório - Energia Mecânica
1. OBJETIVO 2
2. INTRODUÇÃO 2
3. MATERIAIS UTILIZADOS. 2
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3
7. RESULTADOS. 5
8. CONCLUSÃO 7
9. REFERENCIAS. 7
OBJETIVO
Estudo da Energia Mecânica.
INTRODUÇÃO
Energia mecânica é a soma da energia potencial com a energia cinéticados objetos que compõem o sistema. Imagem 1: formula da energia mecânica.
Podemos verificar o que acontece com essa energia mecânica quando as transferênciasde energia dentro do sistema são produzidas apenas por forças conservativas. Além disso, vamos supor que o sistema está isolado do ambiente, isto é, que nenhuma força externa produzida por um objeto fora do sistema causa variações de energia dentro do sistema.
Força conservativa são aquelas que transformam energia mecânica em cinética e potencial.Força não conservativa é aquela que transforma energia mecânica em outra energia. Por exemplo atrito.
Energia potencial (U) é a energia que está associada a um sistema onde tem interação entre diferentes corpos e também está relacionada com a posição de um corpo.Energia Cinética (K) é a energia que esta relacionada ao movimento de um corpo de massa em repouso ou em movimento, alterando sua velocidade para um valor maior ou menor, produzindo no corpo uma nova quantidade de movimento.
MATERIAIS UTILIZADOS.
Trena(0,10 cm); Papel carbono; Folha de papel; Rampa de lançamento; Esfera metálica; Prumo Balança (0,01g)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente uma rampa de lançamento foi acoplada a mesa com seu ponto rente a ponta da mesa, com o prumo foi marcado o ponto zero e determinado o ∆y, logo depois foi medida a altura(h) da ponta da rampa até o chão, uma folha de papel em branco foi presa ao chão e uma folha de papel carbono sobre ela para que quando a esfera caísse ao chão o ponto fosse marcado. Logo após o sistema montado foi pesada a esfera de aço para que após o experimento usássemos sua massa para auxiliar nos cálculos