Relatorio de densidade
Medição da densidade de um liquido
Objetivo:
Medir a densidade de um líquido pelo deslocamento de seu volume.
Teoria Resumida
Quando mergulhamos um objeto em um liquido, seja ele qual for, fica sujeito a uma força que atua de baixo para cima, esta força se denomina empuxo. Quando um corpo está mergulhado em um líquido seu peso será um peso aparente devido à força do empuxo que o líquido faz sobre ele. O líquido exercerá no corpo uma força de empuxo E que será vertical, para cima e de intensidade igual ao peso do líquido deslocado. Esse resultado é conhecido como principio de Arquimedes.
A intensidade do empuxo será dada por:
E = P = m.g dl = ml/Vl, densidade de um líquido.
E = dl.Vl.g
Desta forma de medirmos o peso aparente e o seu volume submerso do objeto, conseguimos determinar sua densidade.
Material
Cilindro de Alumínio Graduado Paquímetro Béquer de 250 ml Dinamômetro Haste com suporte Líquido de densidade desconhecida.
Procedimentos
Medição do cilindro de Alumínio usando o paquímetro (Diâmetro e comprimento); Medição da Graduação do cilindro usando o paquímetro; Fixar o dinamômetro na haste com suporte; Fixar o cilindro no dinamômetro para anotar seu peso; Preencher o Béquer com o líquido desconhecido; Mergulhar o cilindro até a primeira marcação e anotar seu peso; Mergulhar o cilindro até a segunda marcação e anotar seu peso; Mergulhar o cilindro até a terceira marcação e anotar seu peso; Mergulhar o cilindro até a quarta marcação e anotar seu peso; Mergulhar o cilindro até a quinta marcação e anotar seu peso;
Dados
Medições Cilindro de Alumínio:
Diâmetro Comprimento Graduações do Cilindro
19,8 mm
49,2 mm 1ª 9,2 mm 2ª 10,0 mm 3ª 10,0 mm 4ª 10,0 mm 5ª 10,0 mm
Peso do Bloco: 0,41 N
Medições de Peso do Bloco após imersão no Béquer 1º: 0,39 N 2º: 0,36 N 3º: 0,33 N 4º: 0,30 N 5º: 0,27 N
Análise
Após todas as medições realizadas em nosso