Relatorio de Controle da população microbiana
Controle da população microbiana
Introdução
Staphylococcus é um gênero bacteriano de grande importância na área de saúde, associado à causa de doenças infecciosas bastante comuns em seres humanos, cujas manifestações variam de infecções cutâneas superficiais a doenças sistêmicas letais. As três espécies de importância clínica são o S. aureus, S. epidermidis e S. saprophyticus. São organismos ubíquos e em seres humanos podem estar presentes na microbiota nasal, bucal e na pele.
Objetivo
O objetivo dessa prática foi identificar portadores de Staphylococcus e Streptococcus através do isolamento e reconhecimento de cocos GRAM +.
Procedimentos:
Os materias utilizados para o desenvolvimento da prática foram:
• Swabs estéreis
• Placas de Ágar hipertônico Manita (Manitol) seletivo para Staphylococcus aureos que possui alta concentração de NaCl (7,5 %) e baixo Ph. O Manitol é um açúcar e seleciona colônias fermentadoras.
• Placas de Águar sangue diferencial para colônias emoliticas, que se formam como um halo claro indicando consumo do meio pela colônia. Seleciona Staphylococcus e Streptococcus.
• Tubos contendo caldo Tioglicolato
• Tioglicolato: redutor de O2, propicia crescimento de bactérias anaeróbias facultativas.
• Frasco com solução fisiológica
• Lâminas de microscopia
Procedimentos
Etapa 1
Foram coletadas com os Swabs secreções da mucosa nasal e oral de ambos voluntários, e os semeamos em caldo Tioglicolato incorporando-os na aérea aeróbia do meio de cultura. Identificamos o tubo e o incubamos por 24 horas ha uma temperatura de 37°C.
Etapa 2
O tubo contendo caldo de Tioglicolato foi retirado da estufa. Nele foi observado o crescimento de bactéria, indicados pela turvação do meio ou presença de coágulos na camada aeróbia.
Após essa observação com o auxilio da alça de platina, demos segmento a experiência coletando bactérias da camada aeróbia do tubo e semeamos as bactérias nas placas de Ágar Manitol