RELATORIO DE COMPORTAMENTO SOCIAL E CULTURA
De acordo com B. F. Skinner o comportamento social constitui-se do comportamento de duas ou mais pessoas em relação à outra ou em relação ao ambiente comum. Isso se dá pelo fato de que nós dependemos do comportamento que o outro reforça em nós como também do meio e estilo de vida que a pessoa está inserida. No nosso seminário quisemos falar sobre os estilos de vida como comportamento social e cultural e como são formados esses grupos, como se dá a inclusão de um individua em um determinado grupo social.
Desta forma, usamos da criatividade para demonstrar um pouco de alguns grupos urbanos e suas características trouxeram vestimentas e músicas características de cada grupo, pois é valido ressaltar que para se inserir em um grupo social é necessário que você tenha características aproximadas ou se não iguais dos outros integrantes para que possa ser aceito e integrado a turma e assim, ter seu comportamento social reforçado e formando uma prática social. Não se pode descrever o reforço sem referência ao outro organismo. Mas o reforço social geralmente é uma questão de mediação pessoal.
Ainda foi muito ressaltado acerca de como o comportamento de um sobre o outro seleciona nosso comportamento, pois a maioria dos comportamentos é estabelecida por reforços intermitentes. Isso é visto no ato de um gerente industrial quando cobra dos funcionários uma maior produção e que eles serão mais bem pagos por isso, isso condiciona para que eles tenham um comportamento de mais esforço e se sintam mais estimulados para trabalhar. O gerente é também reforçado pelo aumento na produção, exigindo assim, uma maior produtividade do funcionário que, consequentemente será levemente reforçado por bonificação, e assim sucessivamente. Este processo de reforço mútuo ocorre na maior parte das interações sociais.
A música como uma grande influenciadora sobre o comportamento do ser humano e do ambiente. Desta forma é possível identificar diversos