relatorio fisica 2 relatorio
FORÇA DE EMPUXO
Relatório Aula 7
Alunos:
Felipe Gaspar
Matheus
OBJETIVO
Mostrar que a força de empuxo em um objeto depende do volume submerso do objeto.
INTRODUÇÃO
Quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce, sobre o corpo uma força de sustentação, isto é, uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo afunde no líquido. A existência desta força pode ser percebida ao tentarmos mergulhar na água um pedaço de madeira, por exemplo. É também esta força que faz com que uma pedra pareça mais leve quando imersa na água ou em outro líquido qualquer.
Materiais Utilizados:
a) Cilíndrico metálico com gancho (aproximadamente 2 cm de diâmetro e 6 cm de comprimento;
b) Base e suporte para vareta;
c) Copo com bico (1000ml);
d) Macaco hidráulico de laboratório (SE-9374);
e) Régua;
f) Corda;
g) Dinanômetro;
h) Água;
i) Papel Milimetrado;
Procedimentos Experimantais:
a) Montamos o dinamômetro em uma vareta horizontal com o gancho para baixo.
b) Medimos o diâmetro do cilindro metálico. Calcule a área da seção transversal A e anotamos o transversal na tabela 2.
c) Colocamos o béquer com água sobre o macaco hidráulico posicionando-o abaixo do cilindro suspenso. O fundo do cilindro foi tocando levemente a superfície da água. Neste momento a força de empuxo foi zero, e medimos o peso do cilindro (PR).
d) Mergulhamos o cilindro de cinco em cinco milímetros na água anotando na tabela 1 da força peso aparente (PA). Obtendo os módulos da força de empuxo (FE) para cada valor de h: FE = PR – PA.
j) Com os valores da Força de Empuxo (FE) e da profundidade (h), construimos um gráfico de FE x h e calculamos a inclinação do gráfico.
k) Calculamos a densidade da água fazendo o valor da inclinação do gráfico. l) Comparamos o valor calculado com o valor teórico.
Resultados
Tabela 1
Tabela