resenha GRASU

504 palavras 3 páginas
IZABELA HENDRIX – Arquitetura e Urbanismo
Aluna: Renata Ribeiro de Oliveira
Resenha: Cidades para um pequeno planeta - Richard Rogers

Mediante a leitura de “Cidades para um pequeno planeta”, podemos ver que Richard Rogers relaciona a questão das cidades sustentáveis com os broblemas da sociedade pós industrial e nos mostra uma solução, nos paresentando um programa de ação para o futuro das cidades e demonstrando a influencia que a arquitetura e o planejamento urbano exerce sobre a vida cotidiana e chaa a atenção para o impacto negativo das cidades modernas sobre o meio ambiente.
Outro ponto argumentado pelo autor, é que apenas através do planejamento urbano sustntável podedmos preservar o bioma do planeta e criar cidades que respeitam os cidadaõs e o meio ambiente. Alem disso o processo de crescimento das cidades não tem considerado a delicadeza do ecossistema, deixando bastante evidente seu aspécto predominantemente crescentente, em parâmetro da qualidade dos espaços urbanos e do desenvolvimento social. A visão de crescimento urbano e econômico esteve sempre ligado à imagem de “modernização”, desixando à desejar os aspectos relacionados à qualidade, especialmente à qualidade social. No mundo, houve também o aumento dos níveis de pobreza e da população pobre, nos mostram as exacerbadas concentração de renda e da injustiça social, fatores que impedem que uma cidade se desenvolva de forma sustentável do ponto de vista ambiental.
Ironicamente, as cidades, consideradas por Richard Rogers como habitat da humanidade, constituíram-se no grande agente destruidor do ecossistema e de ameaça à sobrevivência da própria humanidade, o autor faz também uma crítica à “invasão” de boa parte dos espaços públicos pelos veículos, promovida não so pela falta de bom senso do ser humano que tornou o automóvel em um meio indispensável, por promover estatus e comodidade e liberdade na locomoção, mais tambem por outra fator agravante em meio as cidades dos tempos que chamamos de

Relacionados