relatorio de brinquedoteca
O objetivo da brinquedoteca é proporcionar as crianças internado uma recuperação agradável, de maneira que o tratamento da criança não seja tedioso.
A brinquedoteca é o cantinho onde as crianças ficam e por alguns momentos esquecem de agulhas, médicos, remédios e enfermeiras.
Nesta brinquedoteca as crianças chegam e são livres pra brincar do que desejarem, não há instrução para utilizar os brinquedos e nenhuma sugestão da parte da responsável pela brinquedoteca.
A brinquedoteca atende todas as idades de crianças, desde que estejam internadas. O atendimento é feito a partir das 10:30 as 16:30. A responsável pela brinquedoteca é uma pedagoga e trabalha nesta brinquedoteca há três anos, ela entra 1 hora antes da abertura para fazer a limpeza dos brinquedos e organizar nos devidos lugares, lugares estes que ficam de forma estratégica pra chamar a atenção das crianças. Sai 1 hora depois do horário de fechamento pra fazer relatórios e organizar novamente os brinquedos, que durante o dia com o movimento das crianças ficam fora dos lugares.
Observei que, ara as crianças pequenas o que mais chama a atenção são os brinquedos que ficam bem aparentes, tais como: teclado, bateria, guitarra, bonecas, carrinhos, monta-monta entre outros. Já para as crianças maiores o que as prende é apenas 1 brinquedo: Vídeo game, e na brinquedoteca havia só 1 controle o que fazia com eles esperassem uns pelos outros para jogarem.
Alem de todos estes brinquedos a brinquedoteca estava repleta de jogos. Em nenhum momento a pedagoga ofereceu as crianças maiores ou pelo menos deu a sugestão para que jogassem todos juntos.
Concluindo, a brinquedoteca do Hospital Santa Marcelina de Cidade Tiradentes é um lugar onde as crianças internadas brincam livremente.