Relatorio De Bioquima 1
CURSO DE FISIOTERAPIA – 1° PERÍODO TURMA A
BIOQUÍMICA HUMANA
PROFESSOR EDSON BARROS
pH e Solução Tampão
Crislânia Roberta Ferreira da Silva
Parnaíba – PI
07/04/2015
Introdução
Soluções tampão são aquelas que atenuam a sua variação de pH, o qual mantem-se aproximadamente com o mesmo valor, mesmo na adição de brandas quantidades de ácido ou de bases.
Uma solução tampão pode ser formada ou por um ácido de natureza fraca e por um sal formado a partir da reação entre este ácido e uma base forte (sal de base forte), ou então por uma base fraca e por um ácido formado pela reação desta base com um ácido forte (sal de ácido forte). A preparação desta solução, de natureza tamponante, pode ser realizada apenas pela dissolução dos produtos em água.
Um dos sistemas tamponantes orgânicos mais importantes é o que está presente no sangue, o qual permite a manutenção das trocas gasosas sem grande alteração de seu pH, que possui valor de 7,4. O principal responsável pelo tamponamento do sangue está no equilíbrio entre o ácido carbônico e seu íon, o bicarbonato. Este sistema impede variações de pH maiores do que 0,2 unidades, o que traria sérias consequências ao metabolismo caso ocorresse.
Metodologia
Reagentes e Vidrarias:
- 1 mol
- Hidroxido de sódio NaOH
- Solução tampão de fosfato
- H2O destilado
- Tubos de ensaio (Biruta, Becker, Seringa, Balão volumétrico)
Procedimento experimental:
Experimento 1: Preparar uma bateria de 4 tubos de ensaio. Tubo 1: 5 gotas de indicador universal + 10ml de agua destilada. Tubo 2: 5 gotas de indicador universal + 1ml de solução tampão fosfato + 9ml de agua destilada. Tubo 3: 5 gotas de indicador universal + 10ml de agua destilada. Tubo 4: 5 gotas de indicador universal + 1ml de solução tampão fosfato + 9ml de agua destilada.
Experimento 2: Tubo 1: Adicionar 1 gota de NaOH 0,1mol. Tubo 2: Adicionar 1 gota de NaOH 0,1mol.
Observar a mudança de cor, determinar o ph e anotar o resultado