Relatorio de analitica experimental
Centro de Ciências da Saúde
Faculdade de Farmácia
Química Analítica Experimental
Aluna: Ully Barbosa da Costa
DRE: 112178771
Relatório:
Análise Amostral de Cátions
Introdução Devido a análises qualitativas, os cátions são classificados em cinco grupos, levando em conta suas características em reação a determinados reagentes. Neste trabalho será apresentado o estudo de uma amostra que pode conter cátions dos cinco grupos, de acordo com as seguintes possibilidades:
A) I, II e V
B) I, IIIA e V
C) IIIA, IV e V
D) IIIB, IV e V
Materiais e métodos Primeiramente, foi analisado o pH inicial da amostra. Para isso, colocamos papel de tornassol azul e rosa em uma placa de toque. Molhamos um bastão de vidro na amostra e encostamos o mesmo nos papeis de tornassol. Se o papel rosa ficar azul, significa que a amostra tem pH inicial básico. Se o papel azul ficar rosa, significa que a amostra tem pH inicial ácido. Com isso, constatamos que a amostra era ácida. Após isso, fizemos a análise da cor da mistura, que nesse caso, era azul piscina. Essa cor é um forte indício de que haja Cobre (Cu+2) na amostra. Agora, começamos a análise real da amostra. Para isso, fazemos, inicialmente, testes com os cátions NH4+, Fe+3 e Mn+2.
Teste do NH4+: Colocamos 1ml da solução amostra em um béquer e adicionamos 10 gotas de NaOH (hidróxido de sódio) liquido. Cobrimos imediatamente com um vidro de relógio, onde foi fixado um pedaço de papel de tornassol rosa. A mudança de cor do papel para azul indica a presença de NH4+. Reações: NH4+ + OH- → NH3↑ + H2O NH3↑ + H2O → NH4+ + OH- Resultado do teste: negativo para NH4+.
Teste do Fe+3: Colocamos 10 gotas da amostra em um tubo de ensaio, adicionamos 10 gotas de HCl (ácido clorídrico) diluído. Em seguida, juntamos à 10 gotas de NH4SCN (tiocianato de amônio). O aparecimento da cor vermelho sangue indica a presença de