Cuidadores: uma proposta para melhora da qualidade de vida.
A pesquisa objetivou melhorar a qualidade de vida de cuidadores informais e orientá-los ao autocuidado. O projeto uniu técnicas de alongamento e respiração uma vez que foi verificado que cuidadores sempre estão expostos a estresse físico e emocional devido ao sobrepeso suportado diariamente.
Essa pesquisa foi conduzida com seis cuidadoras. Houve seis encontros de 40 minutos, onde atividades foram desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida dessas.
Resultado: É evidente a urgência da prevenção e da promoção da saúde dessas pessoas.
Mesmo com poucos encontros, o projeto tem tido resultados muito positivos, onde nós podemos ver uma melhora na qualidade de vida dos participantes. Esse trabalho deve ser continuado fora da instituição ou em seus lares de modo que o processo não seja interrompido devido aos bons resultados.
Palavras-chaves: qualidade de vida, cuidadores, respiração, alongamentos.
METODOLOGIA
Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa de intervenção transversal.
Foram convidadas para participar deste projeto seis cuidadoras, sendo estas mulheres responsáveis diretas por pessoas incapacitadas que realizam fisioterapia na Clínica Escola da Faculdade Anhanguera de Rio Grande.
O critério de inclusão foi ser cuidador/responsável por indivíduo que recebe atendimento na referida clínica e declarar disponibilidade para participar do projeto. O compromisso foi assinado num termo de consentimento livre e esclarecido (anexo A).
O grupo foi composto por mulheres com idade entre..., com nível sócio-econômico..., escolaridade..., e ocupação atual...
Propõe-se, inicialmente, uma atividade de grupo, com a aplicação de um questionário fechado (anexo B) no primeiro encontro, para avaliar a qualidade de vida das participantes.
As atividades foram realizadas em seis encontros semanais no Laboratório de Cinesiologia da Faculdade Anhanguera de Rio Grande, no qual foram utilizados,