RElatorio de analise
A turma de Engenharia Civil do 6º período visitou uma obra com o intuito de conhecer os problemas apresentados na mesma, e as soluções escolhidas para soluciona-las.
A escolha da obra foi feita para conhecermos os problemas que o solo pode trazer às obras já prontas. No caso desta, a estrada de transito rápido, foi danificada impedindo a passagem de carros, e ao lote ao lado, estava o correndo o problema de desmoronamento. A causa da danificação na estrada, possivelmente aconteceu por deficiências no estudo do solo, nos estudos recentes, foi descoberta uma nascente que passa por baixo do lote e da estrada.
Foram vistos diversos tipos de solos, e apresentado qual procedimento de contenção será usado na obra, o órgão responsável pela fiscalização e os incidentes ocorridos ao longo da construção do projeto.
2 DESENVOLVIMENTO
No último dia 10 de setembro de 2013, foi feito uma visita técnica ao lote que se encontra em frente à Polícia Rodoviária Federal de Caratinga. Por apresentar problemas na estrada de transito rápido e problemas de desmoronamento no lote ao lado da estrada, precisou contratar uma empresa para que descobrisse qual a causa desses problemas.
A solução encontrada foi a construção de taludes de pouca inclinação, por causa do tipo de solo, uma grande inclinação não conteria, e ocorreria um novo desmoronamento, devido as características que apresentava o solo. No fim de cada talude será feito uma berma, uma espécie de degrau, entre cada talude. No final desta e no inicio do próximo talude encontra se um coletor de águas pluviais. Na lateral de cada berma existe uma caixa de transição, posicionada no final dos coletores de águas pluviais para o recolhimento de água, e uma escada em toda lateral desse sistema para fins de manutenção, acesso e escoamento da água, chamada escada d’agua. No ponto mais alto é chamado de crista (Visto em Anexo A).
No local encontramos vários tipos de solos misturados.