Relatorio de alcool
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CRISTIANE MÁXIMO
GUILHERME D’AGOSTIN
KARINE BONELI
FRANCIELE FERNANDES
CALOR DE REAÇÃO
CRICIÚMA, OUTUBRO DE 2012
CRISTIANE MÁXIMO
GUILHERME D’AGOSTIN
KARINE BONELI
FRANCIELE FERNANDES
CALOR DE REAÇÃO
Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental II, da 2a. fase do Curso de Engenharia de Produção, ministrado pelo prof. MSc. Valmir Machado.
CRICIÚMA, OUTUBRO DE 2012
1 INTRODUÇÃO Calor de reação consiste na energia que se liberta ou se consome no decurso de uma reação química completa, de quantidades molares dos reagentes. Os calores de reação são mais conhecidos pelo nome de calores de formação. É considerado como uma propriedade extensiva, pois é sempre proporcional à quantidade de material participante na reação. Neste relatório iremos verificar mais a fundo em que consiste esse processo de calor de reação; nesse quaso o calor de reação será utilizado para variar a temperatura da solução aquosa e a do vidro recipiente.
2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
2.1 Calor da reação As reações químicas são acompanhadas por trocas de energia que se manifestam de diferentes maneiras. Principal tipo de troca de energia é por transferência de calor que caracteriza o estudo da termoquímica. Para medir este calor usamos aparelhos no quais é possível identificas quando substancia perde calor ou ganha. O calor de reação e quantidade de calor absorvido ou liberado durante uma reação química. A sua unidade no SI é joules, na pratica para facilitar o estudo de numero maiores se utiliza quilo joules (kJ). Com calor da reação podemos indetificar processos exotérmicos (liberação de calor) ou endotérmicos (absorção de calor).
2.2 Calor especifico Calor especifico é uma grandeza que define variação de temperatura de uma determinada substancias ao receber uma quantidade de