todos
Fabricação de Facas para Guilhotinas Gráfica
Facas para Guilhotina
Faca em aço calçado: É fabricada através da união por caldeamento (pressão + temperatura) de dois metais, sendo um denominado de calço e o outro de elemento de corte. O calçamento pode utilizar materiais de várias qualidades como o SAE5160 que atinge 55Rc; o VND com cerca de 60Rc; o D2 com cerca de 62Rc e até o HSS (aço rápido) que atinge 65Rc. Como regra geral a faca é de boa qualidade quando, após a têmpera, atinge uma dureza maior ou igual a 59Rc.(Obs.: As facas originais da GUARANI são em aço calçado com VND ou similar com dureza mínima de 60Rc.As facas da MONTECCHIO são em aço calçado D2 ou similar, com dureza de mínima de 61Rc)
Facas em metal duro (Wídea): Sem dúvida é a tecnologia mais moderna e mais eficiente, porém o alto custo, a fragilidade e principalmente o custo da afiação impõem limites na sua comercialização. RECOMENDAÇÕES SOBRE FACAS: A faca da guilhotina é o componente responsável pela qualidade de corte, pois é ela quem transmite o movimento produzido pela máquina para o papel e, portanto, se a faca não for de boa qualidade o resultado do corte não será satisfatório. Recomendamos e informamos abaixo em alguns tópicos detalhes que poderão auxiliar na manutenção, qualidade e especificação das facas: - De uma maneira geral uma afiação de faca dura aproximadamente 10 horas de trabalho com qualidade e sem sobrecarga.
É normal que, quando nova, o fio de corte ds facas fabricadas em VND ou SAE5160 vire na sua primeira utilização e às vezes até na segunda. - A utilização de facas com fio de corte ruim, ocasionado por se ultrapassar o limite de horas ou por afiação inadequada, provocará sobrecarga que inicialmente produzirá desgaste prematuro das pastilhas de fricção e culminará com o rompimento dos fusíveis mecânicos.
É muito importante que o fio da faca esteja com o paralelismo perfeito, ou seja, as pontas da faca tem