Relatorio Teor Do Alcool
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST
IELLISANY LIMA DE SANTANA
DETERMINAÇÃO DA TAXA DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Imperatriz
2014
INTRODUÇÃO
Por meio da destilação e do refinamento do petróleo, obtêm-se várias substâncias de grande importância econômica, como querosene, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), gás natural, óleos lubrificantes, parafina e asfalto. Porém, a fração do petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, usada nos automóveis. (Rocha Jennifer)
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos saturados (compostos orgânicos formados somente por carbono (C) e hidrogênio (H) e que apresentam somente ligações simples entre carbonos), com cadeias carbônicas que contenham de cinco a oito carbonos. (Rocha Jennifer)
A gasolina que é vendida no Brasil não é 100% pura. Ela contém um certo volume de etanol adicionado. O etanol é um líquido polar, mas que por apresentar uma parte que apresenta certa apolaridade na sua estrutura, também é capaz de se dissolver na gasolina, que é apolar. Quando você adiciona uma solução de NaCl em água, você aumenta ainda mais a polaridade do solvente, que neste caso, é a água, porque ela já é apolar e quando contém NaCl, que se dissociam em íons Na+ e Cl-, a polaridade aumenta ainda mais. Por isso é que o álcool que estava dissolvido na gasolina sai da mistura gasolina + álcool e passa a ficar dissolvido na solução de NaCl, formando uma mistura água + NaCl + etanol. A diferença entre o volume inicial e final da gasolina é o volume do álcool que estava dissolvido nela. ( M Nina, 2010)
A gasolina que é comercializada no Brasil sofre a adição de etanol 25% segundo dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo). ( G1, Maio 2013)
OBJETIVOS
Determinar se o teor de álcool na gasolina se encontra dentro da legislação, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo).
MATERIAL
Solução de NaCl
Gasolina
Água
Proveta 100 ml
Balão volumétrico 50 ml
Bastão de