Relatorio - Condutividade Elétrica das Substâncias
Professor(es): Jairo Esteves
Condutividade Elétrica das Substâncias
Nomes:
Ariel Machado de Araujo: ............................................................................
Marcelo Santos: ............................................................................
Raphael Porto: ............................................................................
João Gilberto: ............................................................................
Turma: 223
I – Objetivo
Comprovar experimentalmente que algumas substâncias, quando em solução aquosa ou no estado líquido (fundidas), conduzem a corrente elétrica.
II – Introdução
A condutividade elétrica acontece por consequência da corrente elétrica, que é o fluxo ordenado de elétrons ou de cargas elétricas em movimento. Sendo assim, para que ocorra condutividade de corrente elétricas em um circuito, é necessário que em toda sua extensão exista cargas elétricas e que estas possam se movimentar. Um material é dito condutor se for capaz de efetuar uma condução de carga elétrica sob a forma de uma corrente elétrica.
Algumas substâncias quando dissolvidas em água formam soluções aquosas, sendo algumas delas condutoras de corrente elétrica, estas soluções condutoras são classificadas como eletrólitos, e as substâncias que não são capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa são denominadas como não eletrólitos. A condução elétrica pode ocorrer em três tipos de substâncias: substâncias metálicas, substâncias iônicas e em algumas substâncias moleculares.
As substâncias metálicas conduzem corrente elétrica no estado sólido graças a grande quantidade de elétrons livres que elas possuem. Quando fundidas essas substâncias, isso é, passadas para o estado líquido, continuam a conduzir corrente elétrica, pois os elétrons continuam livres.
As substâncias iônicas conduzem corrente