Relatorio-como elaborar
INTRODUÇÃO
O presente roteiro, organizado pela profa. Silvana Aparecida Kowaski Faccio, constitui um documento interno do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Jaú – FIJ, e tem como objetivo a padronização dos Relatórios de Estagio Supervisionado.
1. METODOLOGIA
A metodologia adotada na formulação do relatório de estagio supervisionado, ou seja, sua estruturação, foi baseada em outras bibliografias de especialistas na área de Metodologia do Trabalho Científico, seguindo os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). [1]
2. CONCEITO DE RELATÓRIO
Para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relatório é um documento onde é exposto, em detalhes, o desenvolvimento de um ato ou de uma incumbência, o andamento de uma investigação, a evolução de um empreendimento comercial, turístico, industrial ou financeiro entre outros.
3. OBJETIVO
No decorrer da vida acadêmica, o pesquisador é chamado a apresentar relatórios de andamento e de conclusão de pesquisas ou estágios em que vem trabalhando ou que está concluindo. Nesse sentido, o relatório de estágio visa descrever o local onde o estágio foi realizado, relatando as atividades desenvolvidas pelos estagiários, assim como apresentar observações, análises e sugestões referentes à temática abordada em cada plano de estágio.
4. FORMA DE APRESENTAÇÃO
Todo relatório deve ser apresentado de forma sintetizada, tanto em relação às conclusões como quanto aos resultados obtidos. Para isso, requisitos como objetividade, informação, precisão e boa apresentação terão que estar presentes. A redação deve levar em consideração finalidade, ou seja, relatar O que? Para quem? Por quê? Como complemento, deverá se fazer uso de uma linguagem adequada no seu desenvolvimento, ora de forma narrativa, descritiva ou dissertativa, de acordo com os itens apresentados, bem como o aprofundamento do tema em maior ou menor grau,