Relatorio clinico psicopedagogia
O presente trabalho é o resultado de uma experiência de estágio na área de psicopedagogia clínica, realizada em uma escola pública da Rede Municipal do Recife.
Possui como finalidade, registrar a vivência e aplicação prática das informações teóricas abordadas na disciplina Psicopedagogia Clínica do Curso de Especialização em Psicopedagogia, através do desenvolvimento do programa de estágio, além de proporcionar um aprofundamento do conhecimento teórico e prático, através da produção de um diagnóstico psicopedagógico.
De acordo com Weiss (1992, p.18) o “objetivo básico do diagnóstico psicopedagógico é identificar os desvios e os obstáculos básicos no Modelo de Aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social.” Para isso buscou-se uma fundamentação teórica com base nos autores Fernández, Paim, Piaget, DiLeo, Weiss, Visca e Sampaio, cujas concepções nortearam todas as análises e conclusões desenvolvidas.
A avaliação diagnóstica foi realizada com a cliente L. N., atualmente com nove anos e onze meses, concluinte do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal do Recife, encaminhada pela coordenadora pedagógica tendo como queixa principal, dificuldades na leitura (lê devagar, troca letras e às vezes gagueja) e o comportamento “nervoso” e agressivo quando contrariada.
Antes do início das sessões com L.N. realizou-se uma entrevista de reminiscência (Anamnese) com a mãe (ANEXO A), objetivando colher maiores informações a respeito da cliente. (Históricos familiar, clinico e escolar)
A investigação diagnóstica foi realizada através dos seguintes recursos avaliativos: entrevista com a aprendente, Hora do jogo, e provas envolvendo aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e da aprendizagem formal. Em seguida foram analisados, chegando-se à hipótese de que a cliente teria um problema de aprendizagem sintoma e sua modalidade de aprendizagem é sintomatizada na