RELATORIO CHUVA ACIDA
A chuva ácida é uma consequência da poluição atmosférica e é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina...). Essa chuva é altamente prejudicial ao meio ambiente, ela corrói carros, esculturas, construções, danifica o solo e as plantações.
No dia 08 de abril de 2013, os alunos do primeiro período de Engenharia Civil da Faculdade Assis Gurgacz, foram novamente ao laboratório de química fazer um experimento, este chamado de chuva ácida. Neste experimento, analisamos a formação da chuva ácida utilizando uma pétala de rosa, papel tornassol, enxofre em pó, fios de cobre, água destilada, fósforos e um recipiente de vidro com tampa.
OBJETIVO
Observar a formação da chuva ácida e analisar o que ocorre com o papel tornassol e com a pétala de rosa.
MATERIAIS
1 frasco de boca larga com tampa (tipo frasco de maionese)
1 béquer (150 mL)
1 conta-gotas
1 vidro de relógio
1 espátula
2 fios de cobre de 20 cm cada um (n0 18) fósforo ou isqueiro
REAGENTES
1 flor vermelha (hibisco ou azálea) enxofre em pó (S) água destilada tiras de papel de tornassol azul
PROCEDIMENTO PARTE A- Estudando algumas características do enxofre
Destacamos uma pétala da flor e polvilhamos ela com enxofre para observar o que acontecia, anotamos que, a pétala, ao entrar em contato com o enxofre em pó, ficou um pouco áspera e nada mais ocorreu.
Polvilhamos um pouco de enxofre em pó (S) sobre duas tiras de papel tornassol azul, observamos por 2 minutos e nada ocorreu.
Foi adicionado um pouco de água destilada em um vidro de relógio, colocamos parcialmente o papel tornassol azul em contato com a água, o papel ficou incolor. Depois, acrescentamos enxofre em pó na água e nada ocorreu. Por fim, mergulhamos uma tira inteira de papel tornassol e ocorreu o mesmo, ficou incolor.
RESULTADO E DISCUSSÕES
O enxofre no estado sólido não é acido, por isso