Relatorio Case 2 An Lise Final
Resumo 2
Introdução 3
Objetivo 4
Metodologia 4
Conclusão 9
Bibliografia 10
1. Resumo
As análises de riscos são muito importantes para avaliar as mudanças e adequações necessárias em uma instalação industrial, destinada a prevenção de perdas material e não material. Check-list e What-if são técnicas mais simples e com um custo reduzido, sendo assim são usadas para uma análise na parte inicial do processo. O método mais utilizado é o HAZOP, sendo este mais completo, a qual proporciona uma análise mais completa dos possíveis desvios nas conformidades em qualquer parte processual.
No processo da borracha, utilizaram-se What-if e Hazop para análise e melhoria da trava de segurança e o Check list junto com o HAZOP para a troca da prensa de rolo para um reator fechado. O what-if, e o Check list por se tratarem de uma técnica de análise mais simples, apresentou bons resultados para uma análise inicial. Porém o Check list apresentou os resultados um pouco enrijecidos e o what-if apresentou os resultados um pouco incompletos. Já o Hazop por ser uma análise mais complexa, apresentou os resultados mais concisos e abrangentes, esta análise em conjunto com o what-if para análise da mudança e adequação da trava de segurança apresentou bons resultados. E ainda o Hazop em conjunto com o Check list para a análise da troca da prensa de rolos pelo reator fechado apresentou também bons resultados.
2. Introdução
O Hazop é a técnica mais utilizada nas indústrias químicas, devido a ser a técnica mais efetiva para compreender e apontar a resolução dos riscos, considerando ainda a ocorrência de risco pouco usuais.
Figura 1: Ilustração do Hazop.
Fonte: Página do Ministério do meio ambiente
Como ilustrado no quadro a técnica consiste em identificar os perigos, avaliar suas frequências e consequências, em seguida avaliar os riscos e determinar medidas mitigadoras para aqueles que se entende com riscos não aceitáveis.
O