Artigo Renato Drenagem
OLIVEIRA, LILIAN TAIS DE1; GOMES, RAFAELLA ESTHEFANIA CARDOSO1, THIAGO 1, VALLE JUNIOR, RENATO FARIAS DO2
RESUMO
A análise morfométrica de uma bacia hidrográfica tem como objetivo auxiliar na gestão dos recursos naturais, pois as medidas de controle do escoamento das águas superficiais, de proteção da vegetação e de controle da erosão têm reflexos na proteção dos recursos hídricos. O objetivo deste trabalho foi definir o potencial de uso e ocupação do solo da microbacia do Ribeirão das Alagoas ou Elieser, no município de Conceição das Alagoas/MG.
Palavras-chave: uso potencial do solo, bacia hidrográfica.
I. INTRODUÇÃO
A expansão das atividades agropecuárias constitui um grande potencial para a degradação do meio ambiente quando não se considera as potencialidades e limitações quanto ao uso das terras. (VALLE JUNIOR et al., 2012).
Pode provocar o assoreamento dos cursos d’água; menor disponibilidade de água para irrigação; redução da produtividade agrícola, dentre outros. Assim, a gestão dos recursos naturais é extremamente importante para se conhecer a realidade dos impactos antrópicos e o ecossistema microbacia de forma sistêmica, permitindo a elaboração de sugestões que possam mitigar tais impactos e dessa maneira garantir a utilização sustentável de recursos naturais.
As características geomorfológicas e o tipo de cobertura vegetal de uma bacia são muito importantes para se avaliar o comportamento hidrológico e sua influência na infiltração, deflúvio, evapotranspiração, escoamento superficial, dentre outros (TONELLO et al., 2006).
O presente trabalho tem por objetivo definir o potencial de uso e ocupação do solo da microbacia do Ribeirão das Alagoas ou Elieser, no município de Conceição das Alagoas – MG.
II. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização deste trabalho, foi necessária a criação de um banco de dados georreferenciado com arquivos e imagens representando