Relatorio boa exposicao
Boa exposição, o que é.
Docente: Ana Isabel Sousa
Abril 2012
Uma boa exposição é um local onde se concentram e circulam ideias. A produção resulta da manipulação de conceitos e referências e dos objetos disponíveis com apoio a etiquetas, legendas, textos, etc., formando uma narrativa de interpretação aberta por quem a visita
Para mim, uma exposição tem como objetivos:
Salvaguardar; Revelar; Comunicar;
Perpetuar; Narrar; Produzir e difundir conhecimentos
Evidenciar; Apresentar; Propor;
Proporcionar: reflexão, Divulgar; Sensibilizar; discussão e troca de ideias.
Assim as exposições devem cumprir as suas funções tendo em conta os seus visitantes para que haja:
Interação entre os elementos expostos e os visitantes;
Permitir diferentes leituras do conteúdo exposto.
Fazendo com que o visitante elabore e/ou reelabore os seus conceitos sobre o tema apresentado.
Na minha opinião, uma boa exposição tem que ter uma estratégia informacional, um discurso que possa ser traduzido e desconstruído através de imagens, objetos, referências espaciais, iluminação, interações, que no fundo permita a cada visitante a construção de uma ideia, de uma narrativa “imaginada/inventada” por si próprio.
A montagem de uma exposição tem que ser feita e pensada de modo a permitir a criação de diferentes leituras. Assim sendo, posso considerar que uma exposição é um “sequestro” de elementos que passam a integrar composições inteiramente novas e inusitadas. Por isso é tão importante que se crie uma narração dinâmica e atrativa.
Recentemente visitei uma exposição sobre Fernando Pessoa: Plural como Universo, no Museu da Gulbenkian. Penso que a montagem desta exposição privilegiou a interação entre o visitante e a exposição por isso vou toma-la como referência .
A exposição encontra-se numa sala ampla que está num pavilhão mas as áreas a si reservadas estão são bem definidas. Quando se