Relatorio gerencial
Charbel Atalla Antonio
Definição
Relatório Gerencial, de maneira geral, é um documento escrito, baseado em fatos - contendo informações relevantes para avaliação e possíveis tomadas de decisão.
Perceba que – praticamente todo relatório é um Relatório Gerencial.
Como fazer um bom Relatório Gerencial
Um bom Relatório Gerencial é o que apresenta, na forma mais objetiva possível, o que dele se espera.
A figura acima é um exemplo de um bom Relatório Gerencial. Ele informa, no momento certo, tudo o que precisamos saber sobre o carregamento de um arquivo. Nos permite decidir sobre continuar ou não a atividade, e o que fazer durante o tempo restante.
Para o caso mais geral, observe o que segue:
1. Prazo – Jamais esqueça que de nada vai adiantar um relatório, por mais trabalho que tenha dado e por melhor que possa parecer, se for apresentado fora do prazo adequado.
2. Destinatários – Deve estar claro para quem elabora um Relatório Gerencial quem terá acesso ao mesmo. Uma boa providência é relacionar – na capa do relatório – quem são os destinatários – sem esquecer de destacar a palavra “confidencial” quando for o caso.
3. Objetivo – Quem elabora um Relatório Gerencial deve saber muito bem o que se espera dele – o que se deseja conseguir com a sua utilização. O objetivo mais comum é controlar um determinado assunto, tomando as possíveis decisões e providências necessárias perante objetivos determinados. Mas podem existir muitos outros, mais ou menos específicos. Descrever ou relacionar os objetivos, apresentando-os ou não no próprio relatório, pode ajudar bastante.
4. Conteúdo - Identifique e apresente o melhor possível as informações com maior potencial de utilidade para as pessoas envolvidas e interessadas. Geralmente elas abrangem três aspectos principais - custos, prazos e qualidade. Muito importante é identificar e atender os aspectos de relatividade - em especial os relacionados ao tempo e às referências