Relatorio Bioquimica
Introdução
Proteínas participam em praticamente qualquer processo que ocorra em uma célula, exibindo uma diversidade de funções quase infinita. Elas são as macromoléculas mais abundantes, ocorrendo em todas as células e em todas suas estruturas.
Todas as proteínas, sejam das mais antigas linhagens de bactérias ou das mais complexas formas de vida, são construídas a partir do mesmo conjunto de 20 aminoácidos, covalentemente ligados em sequências lineares características. O primeiro a ser descoberto foi a asparagina, em 1806, enquanto o último, a treonina, só foi identificado em 1938. A asparagina foi encontrada no aspargo, e o glutamato no glúten de trigo, a tirosina foi primeiramente isolada do queijo (derivado do grego tyros, “queijo”); e a glicina (do grego glycos, “doce”) recebeu seu nome por seu gosto doce.
Figura 1 – Propriedades e convenções associadas aos aminoácidos primários
Todos os 20 aminoácidos comuns são α-aminoácidos. Eles possuem um grupo carboxila e um grupo amino ligados ao mesmo átomo de carbono (o carbono α). Eles diferem uns dos outros em suas cadeias laterais, ou grupos R, os quais variam em estrutura, tamanho e carga elétrica, e influenciam a solubilidade dos aminoácidos em água, sendo assim classificou-se os 20 aminoácidos em 5 classes principais com base nas propriedades de seus grupos R,