Relatorio BigData
BIG DATA
ALUNOS: ALVARO, LUCAS E RODRIGO
Este é um assunto novo, e na nossa pesquisa achamos vários conteúdos que exemplifica e conceitua o que é o Big data. É uma tecnologia que não é mais uma possível promessa, ela já é uma necessidade para a estruturação e relacionamento de dados, que assim possam ser uteis, para um resultado que traga melhorias e valores a instituição que busca uma inovação em informações.
A princípio, podemos definir o conceito de Big Data como sendo conjuntos de dados extremamente amplos e que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes, de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil. Se olharmos para o que temos agora, já veremos uma grande mudança em relação às décadas anteriores: tomando como base apenas a internet, pense na quantidade de dados que são gerados diariamente somente nas redes sociais; repare na imensa quantidade de sites na Web; perceba que você é capaz de fazer compras on-line por meio até do seu celular, quando o máximo de informatização que as lojas tinham em um passado não muito distante eram sistemas isolados para gerenciar os seus estabelecimentos físicos.
As tecnologias atuais nos permitiram – e permitem – aumentar exponencialmente a quantidade de informações no mundo e, agora, empresas, governos e outras instituições precisam saber lidar com esta “explosão” de dados. O Big Data se propõe a ajudar nesta tarefa, uma vez que as ferramentas computacionais usadas até então para gestão de dados, por si só, já não podem fazê-lo satisfatoriamente. No fundo, no fundo, Big Data não se trata de dados nem de tamanho”. Também não se trata de novidades tecnológicas ou descobertas científicas.Big Data é uma nova forma de ver o mundo, de usar estatísticas e de tomar decisões de negócio. Um exemplo seria como a descoberta do microscópio. Uma vez que se consegue enxergar as coisas numa