Projeto Integrado Quinta Formatado
A Internet das Coisas, Internet of Things, é a rede de objetos físicos, ou "coisas", incorporadas com eletrônicos, softwares, sensores e conectividade para que possa alcançar maior valor e serviço pela troca de dados com o fabricante, usuário e/ou outros dispositivos conectados. Cada coisa possui uma identificação única através de seu sistema de computador incorporado e também é capaz de interoperar dentro da infraestrutura da internet.
Para ligar os objetos e aparelhos do dia-a-dia à grandes bases de dados e redes e à Internet é necessário um sistema eficiente de identificação. Só desta forma se torna possível coligir e registrar os dados sobre cada uma das coisas. A identificação por rádio frequência RFID oferece esta funcionalidade.
O registro de dados beneficiará da capacidade de detectar mudanças na qualidade física das coisas usando as tecnologias sensoriais. A inteligência própria de cada objeto aumenta o poder da rede de devolver a informação processada para diferentes pontos.
Primeiro, para ligar os objetos e aparelhos do dia-a-dia a grandes bases de dados e redes e à rede das redes, a Internet, é necessário um sistema eficiente de identificação. Só desta forma se torna possível coligir e registrar os dados sobre cada uma das coisas. A identificação por rádio frequência RFID oferece esta funcionalidade.
Segundo, o registro de dados beneficiará da capacidade de detectar mudanças na qualidade física das coisas usando as tecnologias sensoriais (sensor technologies). A inteligência própria de cada objecto aumenta o poder da rede de devolver a informação processada para diferentes pontos.
A combinação destes elementos criará uma Internet das Coisas que liga os objetos do mundo de um modo sensorial e inteligente.
1.1 Falta a comunicação entre as coisas!
Este é o próximo passo na evolução da Internet. Além das pessoas, a previsão é que em todas as redes corporativas as coisas também serão monitoradas/controladas.