4ª colonia rs
Último núcleo da colonização italiana
Uma das curiosidades dos que visitam a Quarta Colônia é saber a origem do nome. A explicação é simples - essa foi a Quarta Colônia Imperial de Imigração Italiana, a quarta área onde foram distribuídas terras para os italianos que imigraram, no final do século passado, para o Estado.
A Quarta Colônia foi criada em 1877 e recebeu o nome de Silveira Martins, em homenagem ao senador gaúcho Gaspar Silveira Martins, político que defendia a imigração. O local escolhido, distante dos demais núcleos de imigração italiana, era composto por terras devolutas situadas na região central, na Serra de São Martinho, que faz parte da Serra Geral.
A primeira leva de colonos chegou em 1877 e era composta por 70 famílias, que seguiram de barco pelo rio Jacuí até Rio Pardo e daí de carreta até a serra.
A Quarta Colônia abrange os municípios de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Silveira Martins, São João do Polêsine e partes dos atuais municípios de Santa Maria (Arroio Grande e Itaára) e de Restinga Seca (Três Vendas, São Rafael, Santuário e Várzea do Meio), somando uma área de 2,5 mil quilômetros quadrados e com uma população total próxima de 65 mil habitantes - cuja grande maioria (74,4%) reside no meio rural.
Como são precárias as condições de hospedagem na Quarta Colônia, estabeleça sua base em Santa Maria, onde existem hotéis muito bons.
ROTEIROS INTEGRADOS DA QUARTA COLÔNIA
Os Roteiros Integrados de Turismo Rural Cultural e Ecológico envolvem nove municípios da chamada Quarta Colônia. Os roteiros turísticos são programas dirigidos, contando, para isso, com guias treinados para orientar com eficiência o turista.
Municípios Participantes: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine, Silveira Martins.Informações: CODESUS - Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia.
Endereço: Av.