Regiao sul
AGRICULTURA E PECUÁRIA TANTO PELO VOLUME DE PRODUÇÃO QUANTO PELAS MODERNAS TÉCNICAS
NAS ÁREAS DE RELEVO PLANO SÃO CULTIVADOS PRINCIPALMENTE: SOJA, ARROZ E TRIGO EM GRANDES COOPERATIVAS DE PEQUENOS E MÉDIOS PROPRIETÁRIOS. APARTIR DA DÉCADA DE 1970, AS INTRODUÇÕES DA AGRICULTURA MECANICA E DE EXPORTAÇÃO PROVOCOU UM INTENSO PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO E TERRAS
GRANDES FAZENDEIROS COMPRARAM PROPRIEDADES DE PEQUENOS E MEDIOS PRODUTORES
ESSES PEQUENOS E MEDIOS PRODUTORES FORAM OBRIGADOS A VENDER SUAS TERRAS, PORQUE DEIXARAM DE RECEBER IMPRESTIMOS DO GOVERNO FEDERAL.
MUITOS DESSES FALIDOS FORAM PARA PERIFERIA DAS CIDADES EM BUSCA DE EMPREGO. ALGUNS FORAM PARA CAPITAIS EM BUSCA DE TERRAS MAIS BARATAS NOS ESTADOS: MATO GROSSO DO SUL (MS); MATO GROSSO (MT);
RONDONIA (RO) e ACRE (AC)
JÁ NAS ÁREAS SERRANAS, EM QUE O RELEVO
ACIDENTADO IMPEDE O CULTIVO MECANI-
ZADO, AS PEQUENAS E MEDIAS PROPRIEDADES
CONTINUAM PREDOMINANDO. ATUALMENTE,
A MAIORIA DELAS PRODUZ MATERIA-PRIMA
PARA AS GRANDES AGROINDUSTRIAS DA
REGIÃO.
PRINCIPAIS INDÚSTRIAS
INDÚSTRIA DE CALÇADOS EM ESTEIO, NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE 2004.
MONTADORA DE AUTOMOVEIS EM SÃO JOSE DOS PINHAIS (PR) EM 2002. ESSA INDUÚSTRIA AUTOMOBILISTICA INSTALOU-SE NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, PARA VENDER SUA PRODUÇÃO NO BRASIL E NOS DEMAIS PAISES DO MERCOSUL.
INDÚSTRIA DE MOVEIS EM BENTO GONÇALVES (RS); 2005. ANTIGAMENTE AS INDÚSTRIAS DE MOVEIS DA REGIÃO SUL ULTILIZAVAM MADEIRAS EXTRAIDA DA FLORESTA, O QUE QUASE PROVOCOU EXTINÇÃO DA MATA DE ARAUCARIAS. HOJE, ESSAS FÁBRICAS UTILIZAM MADEIRA DE CULTIVO.
NO OESTE CATARINENSE CONCENTRA-SE A AGROINDUSTRIA DE CARNE DE AVES E SUINOS PARA ABASTECIMENTO DOS MERCADOS INTERNOS E EXTERNO. FRIGORIFICO DE CARNE SUINA EM CHAPECÓ (SC) 2005.
1ª FOTO FABRICA DE