Cultura e alimentação portuguesa
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE AGRONOMIA INTROD. A AGRONOMIA
Cultura Portuguesa
A cultura portuguesa iniciou-se junto a colonização, que ocorreu em 1500, quando Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil, sendo assim todo o processo de desenvolvimento histórico do Brasil foi muito aliado aos portugueses, inicialmente porque fomos colônia de Portugal por mais de trezentos anos e, em segundo lugar, porque a imigração Portuguesa representou a segunda maior corrente de estrangeiros que vieram fazer a vida no país, abrigando um amplo fluxo de imigrantes portugueses no país, no decorrer do século XIX e XX.
A herança portuguesa de manifesta em diversos campos: rural, alimentação, arquitetônico, cultural e mesmo na própria indolência do brasileiro. Mas principalmente e de forma marcante na língua.
A cultura dos portugueses foi responsável pela introdução dos grandes movimentos artísticos europeus como o renascimento, maneirismo, barroco, rococó e neoclassicismo. Com isso a literatura, pintura, escultura, música, arquitetura e artes em geral no Brasil colônia eram muito baseadas na arte portuguesa. Essa referência pode ser vista nos escritos do Padre Antônio Vieira, na decoração de talha dourada e nas pinturas de muitas igrejas coloniais. As intervenções portuguesas seguiram após a Independência, tanto na arte popular como na arte erudita. E muito do que o Brasil é hoje, tem forte apelo à cultura dos colonos misturada com as culturas dos demais povos que habitaram o país.
A Festa do Divino Espírito Santo
Uma das marcas mais expressivas que a cultura portuguesa legou ao Brasil é a religiosidade. O Culto ao Divino Espírito Santo, com devoção à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é a expressão religiosa desta cultura que está presente praticamente em todos os recantos do nosso país, com traços comuns, bem demarcados e fortemente conceituada. A fidelidade a estes cultos remonta a origens medievais. No litoral