Relatorio Arquimedes
Arquimedes deduziu este princípio após receber a responsabilidade de verificar a autenticidade de uma coroa feita para o rei Hierom II. Ele tinha que testar, sem destruir o objeto, se era de ouro puro ou se teria sido adulterado com um metal mais barato. Arquimedes colocou uma balança dentro de uma grande bacia e pois em um lado a coroa, no outro uma pepita de ouro puro com a mesma massa da coroa depois encheu a bacia com água até cobrir a coroa e a pepita e verificou se algum lado da balança se inclinava, se inclinasse a coroa era adulterada. Segundo Arquimedes "Todo corpo mergulhado em um fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo." Essa força que o fluido exerce e denominada EMPUXO (E) e sua intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Sendo Vf o volume do fluido deslocado, então a massa do fluido deslocado é:
Mf = df * Vf
Sabendo que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso:
E = P = m * g
Assim temos que o empuxo é:
E = df * Vf * g
Arquimedes formulou o seu princípio para a água, mas ele funciona para qualquer fluido, até mesmo para o ar.
Quando um corpo mais denso que o líquido está totalmente imerso, percebemos que o seu peso é aparentemente menor do que no ar. Este peso aparente é a diferença entre o peso real e o empuxo.
Paparente = Preal – E
Procedimentos Experimentais
Anexado no fim do relatório.
Conclusão
Através do princípio de Arquimedes, sabemos que um corpo mergulhado em um fluído, tem uma força apontando para a superfície chamada de força de Empuxo. Foi possível comprovar este princípio notando que essa força é muito próxima da força aparente do objeto mergulhado, fazendo, então, com que o corpo submerso fique em equilíbrio.
Referencias
http://www.infoescola.com/fisica/principio-de-arquimedes-empuxo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Impuls%C3%A3o
http://www.brasilescola.com/fisica/empuxo.htm