Relatório de Física 2 - Arquimedes
Engenharia Mecânica 3º semestre C - noturno
Bruno Bastos
Entregue a Ricardo Medina professor da disciplina Física II
Resumo
O trabalho realizado em laboratório, utilizou o princípio de Arquimedes e através deste, a partir de uma experiência bem simples, calcular a densidades dos sólidos envolvidos. Relacionando as forças envolvidas no sistema (o qual será explicado a seguir) com a atuação do empuxo que o liquido exerce sobre os corpos, conseguimos obter a densidade de cada um deles. De posse desta densidade podemos então verificar através de tabelas reconhecidamente verídicas de qual material é feito cada um dos corpos.
Palavras-chave: Arquimedes; empuxo; densidade. Introdução
O grande filósofo, matemático e físico Arquimedes, realizando experiências descobriu como calcular o empuxo que atua em corpos mergulhados em líquidos. Suas conclusões foram expressas através de um principio, o principio de Arquimedes, que o enunciado é: "Todo corpo mergulhado em um fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.” Essa força que o fluido exerce e denominada empuxo e sua intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Onde,
E= P (I)
E= mL.g mL = µL. VL (II)
Onde mL é a massa do líquido deslocado, VL é o volume do líquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que está mergulhada, e µL (letra grega “mi”) é a densidade do líquido. Substituindo (II) em (I) temos a equação para se calcular o empuxo:
E= µL. VL. g
Em posse da equação do empuxo, sabendo que Dc = Mc /Vc onde Dc é a densidade, Mc a massa e Vc o volume do corpo respectivamente, junto com o sistema abaixo, temos:
Podemos inferir que:
Sendo P = E + T <=> Mc. g = µL. VL. g + T e como Mc =