introd a analise
Análise e Projeto de Sistema
Introdução
No decorrer da história, diversos tipos de bem serviram de base para o desenvolvimento da economia. Propriedade, mão de obra, máquinas e capital, por exemplo. Atualmente, fala-se em um novo tipo de bem econômico: a informação. Defende-se muito que, nos dias de hoje, a empresa que dispõe de mais informações sobre seu processo de negócio está em vantagem em relação as suas competidoras.
Há um ditado que diz que “a necessidade é a mãe de todas as invenções”.
Em consequência do crescimento da importância da informação, surgiu a necessidade de gerenciar informações de uma forma adequada e eficiente e, dessa necessidade, surgiram os denominados sistemas de informações.
Um sistema de informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, interfaces, redes de comunicação e tecnologia que interagem com o objetivo de dar suporte e melhorar o processo de negócio de uma organização em relação as informações que nela fluem. Considerando o caráter estratégico da informação nos dias de hoje, pode-se dizer também que os sistemas de informações têm o objetivo de prover vantagens para uma organização, no ponto de vista competitivo. Diz-se, então, que o objetivo principal e final da construção de um sistema de informações é a adição de valor à empresa ou organização na qual esse sistema será utilizado. O termo “adição de valor” implica que a produtividade nos processos da empresa deve aumentar de modo significativo, de tal forma a compensar os recursos utilizados na construção do sistema. Para que um sistema adicione valor a uma organização, tal sistema deve ser economicamente justificável.
O desenvolvimento de um sistema de informações é uma tarefa das mais complexas. Um dos seus componentes é denominado sistema de software. É esse componente que compreende os módulos funcionais computadorizados que interagem entre si para proporcionar aos usuários do sistema a automatização de diversas