Relatorio analise estequiométrica da reação do Pb(NO3)2 e KI
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ESTEQUIOMETRIA
RELATÓRIO 02 – ESTEQUIOMETRIA
DATA: 01/08/13
OBJETIVOS
Reconhecer a existência de proporções fixas e definidas entre as quantidades de reagentes nas reações químicas. Fazer uso de equações químicas para efetuar cálculos estequiométricos.
INTRODUÇÃO
Estequiometria significa "medir os constituintes elementares". A estequiometria constitui-se na base para o estudo quantitativo das reações e substâncias químicas. É possível, de posse de uma equação balanceada que representa uma reação química, prever-se com extrema precisão as quantidades de cada produto gerado, ou ainda, determinar as quantidades necessárias de reagentes de modo a produzir determinada quantidade de produtos. Por fim, é possível calcular os rendimentos dos produtos e a eficiência geral do processo.
A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas, na lei das proporções definidas e na lei das proporções múltiplas. Em geral, as reações químicas combinam proporções definidas de compostos químicos. A quantia de cada elemento deve ser a mesma antes, durante e após a reação.
Verificaremos esses cálculos em detalhes na discussão do experimento a seguir.
MATERIAIS E REAGENTES
01 Centrífuga
01 Placa de toque
05 Tubos de ensaio
01 estante para tubos de ensaio
01 conta-gotas
Solução de Pb(NO3)20,1mol/L
Solução de KI 0,1mol/L
Etiquetas Adesivas
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Aproximadamente 2mL (40 gotas) da solução de foi transferido para cada um dos cinco tubos. Em seguida, volumes variados de água destilada e da solução de foram adicionados aos tubos, de acordo com a tabela 1. Posteriormente os tubos foram agitados e centrifugados, por 30 segundos.
Tabela 1. Volumes das soluções presentes nos tubos.
Tubo
KI 0,1M (gotas)
Pb(NO3)2 0,1M (gotas)
Água (gotas)
1
40
5
35
2
40
10
30
3
40
20
20
4
40
30
10
5
40
40
0
Duas gotas da solução