relatorio altimetria
Na topografia, existem três tipos de levantamentos, o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. Nessa aula de campo foi utilizado o levantamento altimétrico.
O levantamento altimétrico é baseado no estudo da altimetria ou nivelamento, que tem por finalidade determinar a distância vertical ou a diferença de nível entre diversos pontos. A diferença de altura entre dois pontos é a própria diferença de nível desses pontos. A determinação das diferenças de nível entre os pontos é realizada com dois métodos: Nivelamento geométrico e Nivelamento trigonométrico. Nessa aula pratica foi utilizado o Nivelamento Geométrico para descobrir o desnível entre os pontos.
O nivelamento geométrico é feito através das leituras nas réguas graduadas,a precisão é alta, vai de levantamentos de primeira ordem até simples levantamentos comuns. O instrumento utilizado na prática para realizar as leituras foi o nível,esse instrumento pode ser ótico,digital ou a laser,porem o nível utilizado foi o ótico. O nível ótico é uma luneta sobre um tripé, podendo ser nivelada com seus ajustes.
Outro equipamento utilizado na prática foram as miras que são as réguas usadas no nivelamento para determinar as distancias verticais,medidas através dos níveis até o ponto onde a mira se encontra. As miras são de encaixar,com três partes,podendo aumentar ou diminuir a altura dependendo de onde o ponto se localiza,levando em consideração o nível ótico. A mira dá quatro algarismos significativos , e chega a casa dos milímetro.
O nivelamento geométrico se divide em: Nivelamento geométrico simples e nivelamento geométrico composto. O nivelamento simples é aquele que de uma única estação do nível é possível observar a mira colocada em todos os pontos do terreno. Já o nivelamento composto é uma série de levantamentos simples, juntos uns aos outros. Esse tipo de processo é usado quando o terreno tem um desnível acentuado, onde a diferença de nível exige mais de uma estação do aparelho e