Trabalho Topografia
Nas mais diversas áreas de engenharia o estudo planialtimétrico do local onde acontecerá a obra essencial para uma correta locação. Logo iremos expor nesse relatório um trabalho feito em campo que visa o levantamento de uma poligonal fechada de quatro lados e o perfil longitudinal de uma área, ambos previamente escolhidos. Mostraremos as técnicas utilizadas para a execução do trabalho, bem como as tecnologias empregadas para as mesmas, comentaremos também a metodologia aplicada ao levantamento juntamente com a norma estabelecida previamente pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e discutiremos os resultados obtidos com o intuito de apresentar um relatório de parecer técnico sobre o estudo em questão.
MATERIAL E MÉTODOS
Levantamento Planimétrico
Neste trabalho foi utilizado uma Estação Total com função Teodolito para fazer o levantamento planimétrico de uma poligonal fechada de quatro lados, pelo método de caminhada, onde se tinha pontos previamente escolhidos, medindo seus ângulos externos. Primeiro medimos os lados do terreno com uma trena, depois com os pontos já selecionados, estacionamos o aparelho, nivelando e centralizando-o com perfeição, sobre um dos pontos, fazendo assim a medição da ré e depois da vante. Repetir os seguintes passos em todos os outros pontos.
Executar a pontaria sobre o ponto da ré (primeiro alinhamento);
Zerar o círculo horizontal do aparelho nesta posição (procedimento padrão Hz = 000°00'00");
Liberar e girar o aparelho (sentido horário ou anti-horário), executando a pontaria sobre o ponto da vante (segundo alinhamento);
Anotar ou registrar o ângulo (Hz) marcado no visor LCD que corresponde ao ângulo horizontal externo medido.
Depois de ter medido todos os ângulos, foram feitos cálculos para correção de ângulos, calcular azimutes, projeções, coordenadas e a área total do terreno, fechando assim a poligonal.
CÁLCULOS E AJUSTES DE UMA POLIGONAL FECHADA
CADERNETA