Relatorio adsorçao de substancias
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Química Bacharelado
Fisico-Química Prática II
Professora: Ms. Núbia Fernanda Marinho Rodrigues
Relatório de Laboratório
Experimento VI: Adsorção De Substâncias
Aluno:
Josimar Aquino De Araújo
São Luís
-2013-
ADSORÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
1. OBJETIVOS:
Estudar a adsorção do ácido acético existente em soluções aquosas pelo carvão ativado em função da concentração do ácido na solução e determinar as constantes de adsorção da isoterma de Freundlich.
2. INTRODUÇÃO:
A relação entre a quantidade de substância adsorvida por um adsorvente e a pressão do gás ou a concentração da solução no equilíbrio, a uma dada temperatura, é denominada isoterma de adsorção.
As isotermas que apresentam forma assintótica podem ser descritas por diferentes equações, sendo que uma delas é a de Freundlich, cuja relação matemática é:
Onde é a massa da substância adsorvida (X) por unidade de massa do adsorvente (m), C é a constante da solução no equilíbrio, K e n são as constantes características do adsorvente e do soluto, a uma dada temperatura.
Tomando-se o logaritmo da expressão anterior obtém-se a equação:
Portanto, as constantes K e n podem ser calculadas por meio do gráfico versus lnC.
3. MATERIAIS E REAGENTES:
Erlenmeyer; rolhas; bureta; pipeta; funil; papel de filtro; carvão ativado; ácido acético 0,4 mol L-1; hidróxido de sódio 0,05 mol L-1; fenolftaleína.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Colocou-se com o auxilio de buretas, em cinco erlenmeyer numerados e contendo cada um cinco gramas de carvão ativado e pulverizado, os volumes de ácido acético e água de acordo com a tabela abaixo:
Frasco
Volume de ácido acético (mL)
Volume de água (mL)
1
50,0
0
2
35,0
15,0
3
25,0
25,0
4
15,0
35,0
5
8,0
42,0
Arrolharam-se os frascos e agitou-se cada mistura durante 5 a 8 minutos, tendo o cuidado de mantê-lo à temperatura ambiente, evitando aquecê-los com as mãos.
Filtraram-se as soluções para