adsorção
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INDUSTRIAL
DISCIPLINA LABORATÓTRIO DE FÍSICO-QUÍMICA
Relatório do experimento
ADSORÇÃO
Aluna: Nathalia Richell Araújo Rameh
Recife, 14 de abril de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INDUSTRIAL
DISCIPLINA LABORATÓTRIO DE FÍSICO-QUÍMICA
Relatório do experimento
CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
Recife, 07 de abril de 2011.
1. OBJETIVO GERAL
Estudar a dsorção do ácido acético sobre carvão vegetal em função da concentração do ácido.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Adsorção é a acumulação de uma substância em uma interface. Ocorre com todos os tipos de interface, tais como gás-sólido, solução-sólido, solução-gás, solução alfa -solução beta.
Existem dois tipos principais de adsorção: física e química. A adsorção física é não-específica, rápida e reversível. O adsorbato encontra-se ligado à superfície somente por forças de van der Waals (forças dipolo-dipolo e forças de polarização, envolvendo dipolos induzidos). A adsorção química é específica e envolve a formação de um composto bidimensional, como por exemplo, quando gases entram em contato com superfícies metálicas limpas. A quantidade de substância adsorvida na superfície decresce com o aumento da temperatura, já que todos os processos de adsorção são exotérmicos. A uma temperatura constante a quantidade adsorvida aumenta com a concentração do adsorbato (em solução ou na fase gasosa), e a relação entre a quantidade adsorvida (x) e a concentração (c) é conhecida como a isoterma de adsorção. Somente a concentrações muito baixas é que x é proporcional a c.
Geralmente a quantidade adsorvida aumenta menos do que proporcionalmente à concentração, devido à saturação gradual da superfície.
Um dos modelos teóricos mais simples de adsorção é o de Langmuir, que foi proposto para descrever a adsorção de gases