Relatorio Acido e Base
CARACTERÍSTICAS QUIMICAS DA ÁGUA:
Alcalinidade de uma água é uma medida da sua capacidade de neutralizar ácidos ou absorver íons hidrogênio sem mudança significativa do pH. As principais fontes de alcalinidade em águas são pela ordem: Bicarbonatos(HCO3- ), carbonatos (CO3--) e hidróxidos(OH-). A alcalinidade devida a bicarbonatos de Ca, Mg e Na é muito comum em águas naturais, cujas concentrações em águas brutas variam de 10 a 30 ppm. Os bicarbonatos de Ca e Mg também causam dureza(temporária). Os bicarbonatos tem, ainda, o inconveniente de liberar CO2, quando submetidos ao calor nas caldeiras. O CO2 dissolvido nas águas a torna altamente corrosiva. Para fins potáveis a alcalinidade não deve exceder a 250 ppm.
ACIDEZ:
A maioria das águas naturais e dos esgotos domésticos são tamponados por um sistema por dióxido de carbono e bicarbonatos(HCO3- ). O ácido carbônico não é totalmente neutralizado, a não ser que o p-H seja superior a 8,2 e não diminuirá a p-H abaixo de 4,5. Assim, a acidez devida ao CO2 está na faixa de p-H de 4,5 a 8,2, enquanto que a acidez por ácidos minerais fortes, quase sempre devida a esgotos industriais, ocorre geralmente a p-H, abaixo de 4,5. A acidez é expressa em termos de ppm (mg/l) de CaCO3.
A POLUIÇÃO E A EUTROFIZAÇÃO: São ocorrências que causam as principais preocupações nos mananciais. A qualidade da água vai depender dos métodos usados na agricultura local, da