raf 2
Usando as linhas como valor cromático e linhas de contorno.
As cinco habilidades básicas do desenho – a habilidade global para desenhar um objeto, uma pessoa, ou um cenário percebido (algo que se vê de longe) exige apenas 5 componentes básicos. Estes componentes não são técnicas de desenho em si. São capacidades de perceber:
a)
b)
c)
d)
PERCEPÇÃO DAS BORDAS (ARESTAS)
PERCEPÇÃO DOS ESPAÇOS ( ESPAÇOS NEGATIVOS)
PERCEPÇÃO DOS RELACIONAMENTOS (PERSPECTIVA E PROPORÇÃO)
PERCEPÇÃO DO TODO, OU GESTALT (É A ESSÊNCIA DA COISA)
AS LINHAS DE CONTORNO – as formas podem ser ilustradas/desenhadas, desenhando-se as linhas características e, por isso, são facilmente reconhecíveis. É fundamental exercitar as linhas de contorno.
1- Exercício 01
Transformar um tema do nosso cotidiano em imagem e torná-lo reconhecível através apenas das linhas de contorno. Os objetos a serem desenhados em uma folha formato A4: uma banana, uma maçã, uma pêra, uma cenoura, um cacho de uva, uma folha, um sapato, um relógio, uma bolsa.
2- Exercício 02
Desenhar em quadros linhas verticais, horizontais e oblíquas de forma paralelas umas as outras conforme os desenhos abaixo e usando os lápis H, HB, B, 2B.
Exercício 02a - Criando valores tonais com os seguintes lápis grafites – 2H, H para as 2 primeiras linhas, HB, para terceira, B para os próximos dois valores tonais e 2B para o penúltimo e 4B para o último valor mais escuro. Desenhar o exercício 03 vezes, um com linhas verticais, o segundo com linhas horizontais e terceiro com linhas oblíquas.
Exercício 2b – Como o mesmo exercício anterior, use os lápis 2B, 4B e 6B, 8B para desenhar os 4 últimos valores na escala tonal abaixo, desenhando agora do mais escuro para o mais claro, preenchendo todo o quadro.
Exercício 03 – soltando as mãos para desenhar uma variação tonal com hachuras e usando os lápis H ou HB, 2B e 4B.
1- Hachurias com lápis H ou HB
2- Hachurias com lápis HB mais