Relatorio Acc
Curso: Ciências da Comunicação e da Cultura
Cadeira: Arte, Comunicação e Cultura
Aluno: Joana Neto
Nº: 21302737
Relatório da visita guiada à exposição “Arte Portuguesa 1850-1975”
No passado dia 3 de junho, segunda-feira, visitamos o museu de arte contemporânea do Chiado e foi nos feita uma visita guiada a algumas obras portuguesas. O tema que foi visto baseava-se na arte de autores portugueses desde 1850 a 1975. Conforme a visita ia avançando, íamos tendo uma percepção das diferenças entre obras em relação ás suas técnicas como também aos seus conceitos e ideais de cada altura.
Os quadros que nos foram apresentados tinham as suas diferenças em termos de técnica consoante o tempo em que foram criados.
O primeiro quadro a ser observado era uma obra romancista de Cristino. Neste quadro, conseguia-se perceber as diferentes atmosferas criadas pelo óleo, que era o material utilizado para pintar. Nesta altura os autores dos quadros retratavam-se a si mesmos nos próprios quadros no momento em que estavam a ser criados. Embora fosse algo não muito real pois os quadros, ao contrário da fotografia, demoravam o seu tempo a ser feito. Com isto, sobressaía a ideia de um manifesto do que acreditavam. O pintor centrava-se na natureza e no poder dela.
O segundo quadro era um quadro concluído no final do século XIX. A pincelada, como deu para observar mais de perto, era mais rápida e o espaço temporal mais curto que o anterior. Este quadro trazia uma característica de fotografia para a pintura, pois havia um retrato do quotidiano, ou seja, de um momento a acontecer. As obras que seguiam este conceito não eram criadas ao ar livre, mas sim copiados através de uma ideia desse ar livre.
Mais tarde foi-nos mostrado dois quadros que se diferenciavam dos outros por o seu espaço fechado e as suas cores escuras e sombrias. O quarto quadro que nos foi apresentado, de Columbano,