Medidas elétricas lei de ohm
O objetivo deste experimento é a análise da variação da tensão em CC e sua respectiva variação de corrente, mantendo-se fixa a resistência elétrica.
2. INTRODUÇÃO O relatório está sendo realizado para verificarmos a utilidade da Lei de Ohm, além da utilidade do Método Volt-Amper para determinação de resistência. Com base no circuito abaixo realizamos este experimento aplicamos os conhecimentos acerca das Leis de Kirchhoff.
[pic]
Figura 1: Circuito de estudo.
3. DESENVOLVIMENTO 3.1 Equipamentos e Instrumentos • Fonte de CC variável; • Voltímetro BMIP: marca Engro, modelo 71, escalas de 150 e 300V; • Amperímetro BMIP: marca Engro, modelo 71, escalas de 1, 3 e 6A; • Carga: Reostato 250 ohms, 1,6A, Tensão máxima 500V; • Cabos de conexão.
[pic] Figura 2: Voltímetro Engro, modelo 71.
[pic] Figura 3: Amperímetro Engro, modelo 71.
3.2 Simbologia do Aparelho
[pic] Figura 4: Instrumento de Bobina Móvel e Imã Permanente com Retificador [pic] Figura 5: Instrumento suporta Leitura em corrente continua e alternada, classe de precisão 0,5 para contínua e 2,5 para alternada.
[pic]
Figura 6: Instrumento de funcionamento vertical.
[pic] Figura 7: Indica Tensão de isolação ou tensão de prova. É o valor máximo de tensão que um instrumento pode receber entre sua parte interna (de material condutor) e sua parte externa (de material isolante). Para o caso 2 KV. Usar instrumentos de medidas elétricas que apresentam tensão de isolação inferior à tensão da rede a ser medida pode causar danos aos instrumentos e risco do operador tomar choque elétrico. O instrumento pode ser utilizado, sempre que sua tensão de isolação for maior que a tensão da rede. 3.3 Metodologia de medição
Após a seleção